A Corrida do Coração foi criada no estado de Rondônia, inicialmente na cidade de Porto Velho, idealizada pelo presidente da Sociedade Rondoniense de Cardiologia, Dr. Daniel Mugrabi, com primeira edição em 2016. Após alguns anos, o Dr. Daniel estendeu o convite para que interessados implantassem a Corrida do Coração também no interior do estado.
O Dr Marcelo Salame ocupando na época o cargo da diretoria da Sociedade de Cardiologia do Estado de Rondônia de Promoção de saúde Cardiovascular da SBC/Funcor organizou a primeira Corrida do Coração em Ji-Paraná em 2018 com o objetivo de conscientizar sobre a necessidade de hábitos saudáveis e incentivar a prática regular de atividade física. Desde então, temos promovido anualmente o evento na cidade.
Houve uma interrupção de dois anos devido à pandemia de Covid-19, mas, posteriormente, retomamos a realização da Corrida do Coração, que acontece no mês de setembro, próximo à data de comemoração do Dia Mundial do Coração.
A criação da corrida teve como principal objetivo a promoção da saúde, alinhando-se aos propósitos da Sociedade Rondoniense de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que visam incentivar boas práticas de atividade física, reconhecidamente fundamentais na prevenção de doenças cardiovasculares.
Nas primeiras edições das corridas de rua do nosso estado tínhamos uma média de 100 a 300. Atualmente as corridas de rua tem tomado grandes proporções, passando de 3 mil inscritos no ano de 2025.